CES participa de Seminário de mobilização para Conferência de Vigilância em Saúde

CES participa de Seminário de mobilização para
Conferência de Vigilância em Saúde

O presidente do CES Jesonias da Silva e o vice- presidente Mauricio Sarmento,participam nesta terça e quarta-feira (18 e 19), do Seminário de Mobilização para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS) cujo alvo é o trabalho.

Estão em discussão durante os dois dias, as estratégias de mobilização para a 1ª CNVS e a construção do documento orientador, que tem como eixo as deliberações do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e está acontecendo no Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo.

O tema central da 1ª CNVS é “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”. Mas as discussões terão como alvo, a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e o desenvolvimento de ações para a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde
O documento orientador foi elaborado em cinco partes, e um eixo transversal, que discute desenvolvimento da vigilância no âmbito da saúde, mas também a conjuntura atual e os desafios que estão colocados para fazer com que ações de vigilância tenham mais impacto em beneficio da saúde da população.

A CNVS acontece entre os dias 21 e 24 de novembro, em Brasília. Oficinas, seminários e conferências livres já estão ocorrendo, em diferentes locais, para fortalecer o debate. A conferência será precedida por etapas municipais e macrorregionais, de 22 de junho a 31 de agosto, e etapas estaduais, de 1º de setembro a 21 de outubro.