CES lamenta a morte do médico e ex-conselheiro dr. Antônio de Pádua

dr. Antônio de Pádua

O Conselho Estadual de Saúde consternado lamenta a morte do médico e ex-conselheiro, Antônio de Pádua Cavalcante, aos 66 anos de idade, na manhã de hoje.  Durante todo a sua vida o dr. Pádua como era conhecido, lutou bravamente pelo SUS, por uma saúde pública eficaz e para todos, pela preservação do Sistema Único de Saúde  e em defesa do Controle Social.

O conselheiro Benedito Alexandre e ex-presidente do CES destaca a importância de dr. Pádua para a saúde em Alagoas. “Pádua deixa uma lacuna imensa na saúde pública do nosso Estado. Foi um lutador, um batalhador tanto na sua vida como médico,  como conselheiro de saúde ou nos cargos que ocupou no serviço público. Uma perda imensa para Alagoas”, lamentou o ex-presidente.

No Conselho Estadual de Saúde, Antônio de Pádua ocupou o cargo de 2º Secretário da Mesa Diretora na gestão do presidente Wilton da Silva. “Tive a honra de tê-lo  na Mesa Diretora do CES. E dr. Pádua sempre  se mostrou coerente,  equilibrado e participante das lutas do Controle Social. Estamos todos tristes com essa perda”, declarou Wilton`.

Vice-presidente à época, a conselheira Leidjane Ferreira lembra da importância dele para o Cobtrile Social. “Sempre batalhador,  em defesa de propostas que fortaleciam o Sistema Único de Saúde. A vigilância, a participação e a defesa dele ficam como exemplo para  os que hoje fazem o Controle Social”.

Para o presidente do CES,  Jesonias da Silva,  o dia é de tristeza mas também de reflexão pelo exemplo que o dr. Pádua foi durante todo a sua vida. Ele destacou que “ a sua vida foi dedicada à medicina, em favor da saúde pública de qualidade, do SUS fortalecido, deve ser seguido por todos nós e principalmente pelo Controle Social que teve no dr. Pádua um aliado”.

O vice-presidente Mauricio Sarmento também mencionou o exemplo de homem público que ele foi para todos que militam em defesa da saúde, em defesa da garantia de assistência para todos. “É com tristeza que recebemos essa notícia. Ele teria ainda muito a contribuir, muito a ensinar para as novas gerações”.

O 1º Secretário Geronimo Ferreira falou  sobre sua convivência com ele também no Conselho Municipal de Saúde de Maceió. “Foi um grande defensor dos diretos do cidadão ter saúde, de uma assistência integral, do SUS como preconiza a legislação, estamos todos tristes com essa perda, mas fica o exemplo do homem que o dr. Pádua foi”.

O velório  está sendo na sede do Conselho Regional de Medicina e o enterro será  às 17 horas, no Cemitério da Piedade no bairro do Prado.

Ex-presidente do Conselho Regional de Medicina e da Academia Alagoana de Medicina, Pádua, como era mais conhecido, ocupou vários cargos públicos, no Estado e na prefeitura da capital. Sempre foi um estudioso da Bioética, tema que levou ao debate, insistenemente, com os colegas de profissão.

Até recentemente, ele era secretário adjunto de Saúde de Maceió.

Na última quinta-feira Pádua foi internado em um hospital local, após passar mal. Teve várias complicações, desde então, e não resistiu.

DSC03525 DSC03633 DSC03638 DSC03720 DSC03787 DSC03788 DSC03822 DSC03836