1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde Dr. José Maria Constant, entre os dias 11 e 12 de setembro

Conselho debate Vigilância em Saúde  durante  conferência estadual
O Conselho Estadual de Saúde – CES-AL,  em parceria com a SESAU, promove  1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde Dr. José Maria Constant (1ª CEVS), entre os dias 11 e 12 de setembro, a partir das 9 horas,  no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.
Na programação, o tema Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade. Os participantes também debaterão o papel da vigilância na integralidade do cuidado individual e a responsabilidade do Estado e dos governos com a vigilância em saúde.
Homenagear a 1ª CEVS com o nome do Dr. José Maria Constant, foi uma forma de reconhecer o trabalho importante que ele desenvolveu durante toda a sua vida, como infectologista e na área de vigilância em saúde. “São muitos nomes importantes em Alagoas, que merecem ser destacados, mas acreditamos que o nome do Dr. José Maria Constant, contempla a todos”, explicou o presidente do CES, Jesonias da Silva. Haverá também homenagens a outros profissionais que dedicaram a vida à saúde pública e outras póstumas.
Durante o mês de agosto foram realizadas duas Macrorregionais, nas cidades de Maceió e de Arapiraca, envolvendo  trabalhadores, gestores e representantes dos usuários do SUS dos 102 municípios alagoanos. As conferências estaduais de Vigilância em Saúde estão sendo promovidas  em todos os estados brasileiros  e seguem até o dia 31 de outubro.
O objetivo é estender as discussões em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e propor diretrizes para a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde, que deve nortear municípios, estados e a união no desenvolvimento das políticas.
Nestas etapas preparatórias, os participantes escolhem, entre as propostas aprovadas nas conferências municipais e regionais, as que serão apresentadas na conferência nacional, marcada para ocorrer de 21 a 24 de novembro, em Brasília.
A Conferência também vai certificar dez municípios alagoanos com melhor desempenho do INVIG –  um Incentivo Financeiro para o Fortalecimento da Vigilância em Saúde nos Municípios do Estado de Alagoas. Os critérios para a certificação são vários entre eles,  a melhoria contínua e progressiva das ações de Vigilância em Saúde, envolvendo a gestão, os processos de trabalho e os resultados alcançados pelos municípios; a efetiva e permanente articulação com a Atenção Primária em Saúde; o caráter voluntário para adesão, por parte dos municípios, respeitando-se a autonomia do ente municipal. Os contemplados são Cajueiro, Maceió, Delmiro Gouveia, Paulo Jacinto, Major Isidoro, Penedo, Arapiraca, Campo Alegre, Craíbas e Santana do Ipanema.