CES Prorrogadas as Inscrições para oficina de formação no Controle Social do SUS

Prorrogadas as Inscrições ainda podem fazer.

Acesse Aqui: ARAPIRACA

Acesse Aqui: SANTANA DO IPANEMA

CES abre inscrições para oficina de formação no Controle Social do SUS

O Conselho Estadual de Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Saúde realizam nos dias 12 e 13 de dezembro em Alagoas, oficinas de formação para o Controle Social no SUS que tem como objetivo, um processo amplo de capacitação que concretize a Política Nacional de Formação Permanente para o Controle Social, reafirmada nas deliberações da 15ª Conferência Nacional de Saúde.

As oficinas acontecem nas cidades de Santana do Ipanema com os municípios da 9ª e 10ª regiões e em Arapiraca contemplando os municípios das 7ª e 8ª regiões de saúde. As inscrições estão abertas no endereço eletrônico www.formacontrolesocial.org.br, até o dia 30 de novembro próximo.

Ao todo são 40 vagas em cada um dos eventos, sendo 12 para movimentos sociais e 28 para conselheiros de saúde dos municípios dessas regiões. Após abrir o endereço, o interessado acessa o link oficinas, a partir daí é só procurar uma das duas cidades, clicar na foto e fazer a inscrição.

Nas vagas de conselheiros será respeitada a proporcionalidade de composição dos conselhos com 50% de usuários, 25% de trabalhadores em saúde e 25% de prestadores e gestores. As oficinas foram distribuídas pelos estados segundo sua população, sendo garantida pelo menos uma oficina por estado.

De acordo com o coordenador da Comissão de Educação Permanente do CES-AL, Claudio Vital, responsável pela realização das oficinas, os critérios para seleção dos inscritos serão definidos pela Comissão.

Durante os dois dias, vão ser discutidos quatro grandes blocos Temáticos. O primeiro deles será sobre Conceito de saúde e concepção de sociedade, na manhã do primeiro dia e Histórico da política de saúde e do SUS no período da tarde.

No segundo dia os participantes vão discutir os temas Modelo de atenção e organização das ações e serviços e Estrutura institucional da participação no SUS.
“Nós estamos enviando as informações para todos os municípios dessas regiões. Os conselheiros municipais e os movimentos sociais interessados devem fazer a inscrição o mais rápido possível e não deixar para os últimos dias, pois por fata de qualquer informação, pode tornar a inscrição inviável.”, explica o coordenador da Comissão, Claudio Vital.

As oficinas de formação contribuem na qualificação da ação política de homens e mulheres que atuam na defesa da saúde como Direito Humano enquanto representantes do controle social. Ao todo serão 68 em todo Brasil que começaram a ser realizadas em agosto último e serão encerradas em fevereiro de 2018.