Conselho Debate Impacto da Realidade Econômica na Saúde dos Alagoanos

Ampliar o debate com a sociedade acerca da saúde pública e do Controle Social e os caminhos que precisamos seguir para torná-la eficiente e para todos como preconiza o Sus. Esse é um dos objetivos do projeto Café com prosa e Saúde que o Conselho Estadual de Saúde lança, segunda- feira, 30 de julho na sede do Conselho Regional de Psicologia, no Farol, as 8 horas, e que, nessa primeira edição, terá o escritor e professor deeconomia, Cicero Péricles de Carvalho.
Ele vai apresentar os índices da realidade econômica de Alagoas e os impactos na qualidade de vida, na assistência, nas oportunidades decrescimento da renda per capita e na saúde dos alagoanos. Como estudioso do assunto há varias décadas que resultou em livros sobreAlagoas, Cicero Péricles tem uma grande contribuição a dar a esse primeiro debate.
“ O projeto vai discutir ao final de cada mês, temas que representem avanços e retrocessos à saúde publica. Já estão na nossa pauta as privatizações, a falta de prioridade nas politicas estaduais para a atenção básica, nefrologia, transplantes. São temas importantíssimos e que merecem aprofundar o debate, explicou o presidente do CES, Jesonias da Silva.
O papel do Controle Social como ferramenta de fiscalização e vigilância da implantação das políticas de saúde também será debatido no contexto dos temas mensais. A proposta do Conselho é ampliar o debate com a sociedade em seus diversos segmentos, além dos já representados no CES- AL. “ Sentimos a necessidade de dar mais visibilidade ao Controle Social, torná-lo mais conhecido pela imprensa, pela sociedade e até por órgãos públicos”, relatou o presidente.
Nessa primeira edição, o CES pretende levar a Defensoria Pública , o Ministério Público Estadual, Sesau, Cosems, Conselho Municipal deSaúde de Maceió, Ufal, Uncisal e a imprensa que tem um papel fundamental na divulgação dos eventos cuja finalidade é debater os direitos do cidadão.

A imagem pode conter: texto