Conselheiros, movimentos sociais, gestores, em parceria com o Ministério Público Estadual com municípios da 1º macrorregião.

Começando o encontro com conselheiros, movimentos sociais, gestores, em parceria com o Ministério Público Estadual com municípios da 1º macrorregião.
CES qualifica e fortalece o controle
social da saúde em Alagoas

“A jornada que encerramos com os eventos entre controle social, gestores, movimentos sociais e Ministério Público, em Arapiraca e em Maceió, nos dias 20 e 21 deste mês, marca a partir de agora uma nova fase para os conselhos de saúde em Alagoas”. Assim avaliou o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Jesonias da Silva, a série de encontros entre o CES e esses segmentos.

Ao todo e ao longo desse segundo semestre. foram sete encontros, sendo dois com conselhos municipais de saúde, cinco com os movimentos sociais e dois com todos os segmentos e o Ministério Público de Alagoas.

O Procurador-Geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, declarou que esses eventos, são a oportunidade de tornar mais efetiva a atuação nos municípios em relação a saúde pública, levando os conselhos de saúde a terem mais consciência do seu papel, saúde a terem mais consciência do seu papel, como instrumento norteador da situação da saúde pública seja no atendimento à população, seja na aplicação dos recursos. Ele disse também que o proposta do CES evidencia uma preocupação com o fortalecimento do controle social na saúde chamando para a discussão todos os atores envolvidos nessa missão e o MP é uma delas.

O Diretor do CAOP – Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça, José Antônio Malta Marques, que esteve à frente da organização dos eventos na parceria com o CES, destacou que a partir de agora, os conselhos municipais, terão a responsabilidade de provocar o MP sempre que for necessário para a garantia do cumprimento da lei, da estruturação dos conselhos, dos recursos bem investidos em seus municípios.

Lembrou de novo que a oportunidade aproximou MP e os conselhos, que são uma ferramenta que a sociedade tem de garantia dos seus direitos.defesa da saúde pública Dr. Paulo Henrique Carvalho Prado. o recurso do SUS existe e se não tem o retorno que gostaríamos, é necessário fiscalizar e cobrar eficiência na execução das políticas públicas de saúde. Os conselhos são fundamentais nessa missão ao lado do Ministério Público.”

Esses encontros foram a primeira etapa das comemorações dos 25 anos de criação do Conselho Estadual de Saúde e dos 30 anos do Sistema Único de Saúde, que começaram em julho e tem como objetivo o envolvimento de todos os segmentos sociais na discussão sobre o SUS e a participação popular.
“Os debates nesses eventos foram fundamentais para trocarmos experiências com os conselheiros e as lideranças sociais. Culminamos essa mobilização, essa discussão, com o Ministério Público.

Centenas de pessoas que representam suas comunidades, seus conselhos, suas entidades de classe, seus municípios, receberam informações sobre qualificação, mobilização, conscientização além de muita informação sobre a importância da participação atuante nos conselhos de saúde ”, detalhou o presidente do CES, Jesonias da Silva.

Na avaliação dos participantes a experiência foi muito gratificante pois levou informações e mostrou o caminhos que os conselhos municipais devem seguir na busca por sua estruturação e garantia de atuação, como também no trabalho de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos em benefícios das suas comunidades.

A segunda etapa das comemorações será em novembro. O CES programou uma semana festiva com lançamento do selo alusivo à data, lançamento de publicações com os eventos realizados e a palavra dos ex-presidentes e de autoridades, sobre o legado do controle social para a sociedade. Serão homenageadas personalidades que contribuíram na implantação do SUS e na criação do CES. A semana do Controle Social terá a participação de todos os segmentos envolvidos nos eventos realizados durante o ano.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e área internaA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área internaA imagem pode conter: 1 pessoa, em péA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área internaA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área internaA imagem pode conter: 29 pessoas, área internaA imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Imprensa:

Presidente Jesonias da Silva e o Coordenador do Caop – Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça, fala com a imprensa sobre os encontros macrorregionais organizados pelo CES em parceria com o Ministério Público de Alagoas.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área internaA imagem pode conter: 3 pessoas, terno
Faça o DOWNLOAD de todas as apresentações: