CES encerra semana da saúde homenageando defensores do SUS e do Controle Social

As comemorações alusivas aos 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) e aos 25 anos do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas foram encerradas durante solenidade realizado na Universidade Maurício de Nassau, no bairro Pinheiro, em Maceió. O evento foi promovido pelo CES/AL reuniu gestores da saúde pública alagoana, e homenageou no primeiro momento, os ex-presidentes do Conselho Estadual de Saúde.

Os secretários estaduais de saúde assumiam naturalmente a presidência do CES, mas a partir de 2007, o cargo passou a ser ocupado por um trabalhador, Benedito Alexandre, em seguida por um usuário, José Wilton da Silva e atualmente por outro representante dos usuários, Jesonias da Silva.

As homenagens começaram pelo primeiro presidente do CES, o médico José Medeiros (in memoriam) representado por sua filha Claudia Medeiros, e contemplaram os também médicos Álvaro Machado, José Wanderley Neto, Jacy Quintela e Jurandir Boia, a dentista Kátia Born e Benedito Alexandre que compareceram ao evento. O CES ainda foi presidido pelos médicos MacDowell Fortes, Amália Amorim e Emília Silva que, por motivos superiores, não puderam comparecer à solenidade.

O presidente do CES salientou que o SUS é um sistema universal, que ainda necessita de aprimoramento, mas é referência para o mundo. “Um sistema aberto para todos os cidadãos e que ainda está em construção, necessitando do trabalho árduo de toda a sociedade para que evolua, ainda mais, visando qualificar a assistência para todos os usuários”, destacou.

Após as homenagens, a sanitarista Genilda Leão fez um relato da sua experiência como participante da luta pela construção do SUS, dos direitos da sociedade à saúde pública e de qualidade. Ele agradeceu aos 30 municípios que enviaram representantes dos seus conselhos municipais para participarem das comemorações.

Num segundo momento, o CES homenageou personalidades e instituições. Foram contemplados, como prestadores de serviço, a Maternidade Escola Santa Mônica e o Hospital Geral do Estado, pelo trabalho que prestam à sociedade. Como gestores foram homenageados a dentista Kátia Born e o sanitarista Joelington Medeiros, por terem trabalhado arduamente com o objetivo da organização da rede pública de saúde.

Como trabalhadores, os médicos Júlio Bandeira e Valmir de Melo Gomes, que atuaram como liderança dos trabalhadores por direitos e condições de trabalho. Como usuários foram homenageados o líder comunitário Antônio Sabino e a Comissão Pastoral da Criança, pela atuação que tiveram em defesa dos direitos da população, das crianças em vulnerabilidade social.

O secretário executivo de ações de saúde da Sesau, Paulo Teixeira, lembrou que o SUS atende mais de 95% da população de Alagoas e conta com profissionais abnegados, que fazem o dia a dia da assistência. “São pessoas que atuam em condições difíceis, mas, sempre com dedicação e ética. O SUS é uma conquista do povo e, embora esteja longe da perfeição, merece ser homenageado e contar, cada vez mais, com o empenho do poder público para sua evolução”.

Outras duas homenagens especiais contemplaram a promotora do Núcleo da Saúde do Ministério Público de Alagoas, Micheline Tenório e o deputado federal Ronaldo Lessa, que durante o período em que foi prefeito de Maceió e governador do Estado estruturou a saúde pública em Maceió e em Alagoas, de acordo com o que preconiza o SUS.

Debates sobre o SUS
Desde a segunda (26), uma série de atividades marcaram as comemorações alusivas aos 30 anos do SUS. A primeira ação foi a terceira edição do Café com Prosa e Saúde, que debateu a história do SUS o futuro do Sistema que é fundamental para a população brasileira, principalmente para a maioria absoluta dos alagoanos, que dependem exclusivamente dele.

Na terça-feira (27), no auditório do Tribunal de Constas de Alagoas (TC/AL), a discussão foi voltada para estudantes das universidades públicas e privadas do Estado, onde foi debatida a importância da saúde pública e a importância da formação de novas lideranças que compreendam e defendam o SUS. A roda de conversa teve a participação da assistente social sanitarista Genilda Leão, que também participou da luta de construção do SUS em Alagoas.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em péA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em péA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e casamentoA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadasA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, terno

transferir