CES faz homenagens e lança revista em 4ª edição do Café com Prosa e Saúde

 

CES faz homenagens e lança revista em 4ª edição do Café com Prosa e Saúde

O Conselho Estadual de Saúde, lança durante a 4º edição do projeto Café com Prosa e Saúde, a revista do Controle Social em edição especial que traz todo o trabalho desenvolvido nos últimos dois anos, tendo a frente como presidente o conselheiro Jesonias da Silva. O lançamento será no Museu da Imagem e do Som, em Jaraguá, a partir das 8:30 da manhã. Além do lançamento da revista, vai ser apresentado oficialmente o selo de 25 anos de criação do CES e homenageadas algumas autoridades, entre elas ex-presidentes que não puderam comparecer ao Dia D da Saúde organizado pelo CES no último mês de novembro e o secretário de saúde, Christian Teixeira.

“Nossa homenagem ao secretário se dá pelo fato de que com a parceria da SESAU, conseguimos implantar uma nova estrutura de trabalho no CES, tanto na equipe técnica como na rotina de trabalho. Praticamente todas as demandas do Conselho foram atendidas e estamos em fase de negociação para uma nova sede. O canal de negociação sempre aberto com a SESAU foi fundamental para todas as mudanças que estamos implantando e outras que já estão na pauta” , explicou o presidente do CES, Jesonias da Silva.

O Projeto Café com Prosa e Saúde lançado em julho de 2018, tem como proposta, ampliar o debate com a sociedade acerca da saúde pública e do Controle Social e os caminhos que precisamos seguir para torná-la eficiente e para todos. Para isso, uma vez por mês, um tema atual e de interesse da população vem sendo debatido pelo CES, com a participação de conselheiros, da imprensa e convidados.

Na primeira edição, o convidado foi o escritor e professor de economia, Cicero Péricles de Carvalho. Ele apresentou os índices da realidade econômica de Alagoas e os impactos dos programas sociais, na qualidade de vida, na assistência, nas oportunidades de crescimento em sua renda per capita e na saúde dos alagoanos. Como estudioso do assunto há várias décadas que resultou em livros sobre Alagoas, Cicero Péricles deu uma grande contribuição primeiro debate.

Na segunda edição, no mês de agosto, o nosso convidado foi o professor e cientista político, Eduardo Magalhães que trouxe uma grande contribuição sobre a importância de preservarmos e lutarmos pelo Sistema Único de Saúde. Contando a própria experiência de paciente cardíaco tratado pelo SUS, o professor coloca o a nossa saúde pública como inegociável e um direito que deve ser defendido de forma radical. As discussões, segundo ele, devem ser sobre a vigilância nos gastos dos recursos, na eficácia do atendimento, jamais sobre privatização ou algo semelhante. Destacando nesse processo a participação direta e ativa dos Conselhos de saúde.

Na terceira edição, realizada em novembro, debatemos com o médico sanitarista Ubiratan Pedrosa, o s 30 anos de criação do SUS, a importância do Controle Social no seu papel fiscalizador e a necessidade de um debate coma sociedade sobre o futuro da saúde pública. Para Ubiratan, não é só debater a terceirização dos serviços, mas também discutir a realiza da

população que mudou em três décadas e apresenta novas necessidades do ponto de vista da saúde e o que o SUS se compromete a oferecer na sua estrutura atual.

Ele entende que o envolvimento da sociedade, por meio das suas representações é crucial para que o modelo de saúde ideal para os novos tempos seja defendido e exigido do governo federal. Em 2019, ano de eleições no CES, a expectativa do presidente Jesonias é de que o projeto continue e amplie a participação da sociedade, a qual o Controle Social representa.