Secretário Christian Teixeira recebe homenagem do Conselho de Saúde

Secretário Christian Teixeira recebe homenagem do Conselho de Saúde

Repórter: Marcel Vital

Repórter Fotográfica: Carla Cleto

O secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, recebeu, na manhã desta quarta-feira (30), uma homenagem especial do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas (CES-AL), por sua contribuição para a evolução da entidade nesses quase dois anos que está à frente da saúde estadual. A solenidade aconteceu no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), localizado no bairro Jaraguá, em Maceió.

De acordo com o presidente do CES-AL, Jesonias Silva, a homenagem deu-se em razão da parceria do gestor com os membros do Conselho, desde fevereiro de 2017, quando houve a reabertura do colegiado, que estava desativado há seis meses. “Desde essa época, nós sempre contamos com o apoio do secretário Christian Teixeira. Em 2017, pegamos um Conselho totalmente destruído, com equipe técnica deficiente, veículo e telefones devolvidos à gestão e muitos documentos sem respostas e amontoados nas dependências do prédio. Se não fosse a sensibilidade que ele teve naquele momento, seria impossível reerguermos o CES-AL”, destacou Jesonias.

O presidente ressaltou que a parceria da Sesau junto ao CES-AL beneficiou a entidade em vários aspectos, principalmente no que diz respeito à infraestrutura, assim como o aumento no número de profissionais. “Assim que Christian Teixeira assumiu a Sesau [Secretaria de Estado da Saúde], começamos uma efetiva mudança na gestão da saúde, com foco na prevenção. E isso surtiu efeito positivo. A homenagem é mais do que merecida, porque não é só um reconhecimento à sua gestão, mas, também, pelo trabalho desenvolvido em prol do CES-AL”, exaltou.

Esforços – Durante sua fala, Christian Teixeira disse que, desde o primeiro momento em que Jesonias Silva o procurou, ele não mediu esforços para ajudá-lo no que foi preciso. “Quando o governador Renan Filho me fez o convite para assumir a Sesau, eu tive a humildade de saber quais seriam as atribuições e os deveres de um secretário de Estado da Saúde. Atuamos sempre com o propósito de que todo o sistema de saúde funcione adequadamente. Procurei estudar o histórico do CES-AL e percebi que havia muitas dificuldades. Por isso, arregaçamos as mangas para solucioná-las”, afirmou.

O secretário ainda ressaltou que a saúde pública deve ser feita com planejamento e que os gestores precisam atuar com liderança e resolutividade. “Nesses últimos dois anos, tenho procurado fazer as mudanças com responsabilidade e planejamento, pois a saúde é um organismo extremamente complexo, visto que lida com vidas. Na condição de secretário e, especialmente, de cidadão alagoano, tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe, que tem mudado a realidade, dia após dia, do povo alagoano. Com essa parceria da Sesau e o CES-AL, temos plantado novas sementes e vamos continuar colhendo os frutos positivos disso”, declarou.

Além do secretário Christian Teixeira e do presidente do CES-AL, Jesonias da Silva, participaram do evento o vice-presidente do CES-AL, Maurício Sarmento; o 1º secretário do CES-AL, Geronimo Ferreira; o deputado estadual Alisson Loureiro Cavalcante; e a representante da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), professora Lenira Wanderley.

Uma nova era, uma nova marca – No evento, ainda houve a apresentação do selo comemorativo aos 25 anos do Conselho, que saiu do tradicional azul, vermelho e branco – cores oficiais de Alagoas – e optou pela diversidade de cores, reforçando a luta pela inclusão de todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e do controle social.

João Pires e Ronaldo Pontes, designers da Sesau e responsáveis pela nova identidade visual do CES-AL, explicaram que o Estado é formado por várias etnias e realidades culturais e sociais. Por isso, foi levado em conta que a logomarca traduzisse essa riqueza alagoana no mapa, pincelado por dezenas de cores.

“A gente quis representar cada alagoano nessa nova marca do CES-AL. Então, preferimos usar o mapa de Alagoas como esse símbolo. Os traços rústicos lembram a essência histórica do nosso próprio Estado, mas, também, do nosso país, que vem da cultura indígena, e essa presença é constante em Alagoas”, explicou João Pires.