CES e SESAU discutem a saúde pública na 9ª Conferência Estadual de Saúde

Com o tema Democracia e Saúde, O Conselho Estadual de Saúde de Alagoas e a SESAU, realizam a 9ª Conferência Estadual de Saúde, de 10 a 12 de junho, reunindo cerca de 500 delegados dos 102 municípios alagoanos, além dos 40 estaduais, no Centro de Convenções, a partir das 8 horas da manhã. “Diante do momento que estamos vivendo, onde os direitos conquistados e o próprio SUS estão ameaçados, fizemos uma grande mobilização nas conferências municipais e livres. Acreditamos que será a conferência mais participativa já realizada”, avalia Mauricio Sarmento, presidente interino do CES e Coordenador da Comissão Organizadora da conferência.
A 9ª COESA, convocada pelo decreto n° 66.212/2019, será aberta pelo secretário de saúde, Alexandre Ayres, que é também o presidente da Conferência. Estará em Alagoas, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto que fará a palestra Magna com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”. Terá também como palestrante, o promotor Marco Antonio Teixeira , do Ministério Público do Paraná que vai falar sobre Saúde como Direito e a participação, como debatedores, do chefe do Ministério Público de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça e um representante do CES.
No segundo dia teremos a palestra do médico Paulo Dantas, assessor do COSEMS – Conselho de Secretários Municipais de Pernambuco, que vai discorrer sobre “Consolidação dos Princípios do SUS”, pela manhã.
No período da tarde, o médico sanitarista e especialista em economia da saúde, Alex Mont’Alverne falará sobre “Financiamento adequado e suficiente para o SUS”.
A 9ª COESA recebeu o nome do líder sindical, Cícero Lourenço da Silva. “Os nomes são propostos pelos conselheiros e é feita uma votação em plenário para que se faça a escolha”, explicou Maurício Sarmento. Ele informou ainda que a proposta é reconhecer o trabalho de lideranças de todos os segmentos e que participaram das lutas em defesa do SUS.
Também serão feitas mais 8 homenagens a usuários, trabalhadores, gestores e prestadores que deram a sua contribuição em defesa da saúde pública. A conferência termina no dia 12, com a eleição e homologação dos delegados que vão participar da 16ª Conferência Nacional em Brasília, no mês de agosto, além da aprovação das propostas estaduais para a etapa nacional.