Seguindo a tradição 8 personalidades são homenageadas na 9ª COESA

Homenagear quem dedicou a vida pela defesa de uma saúde pública de qualidade, seja na linha de frente como militante, como usuário, trabalhador, gestor ou prestador, faz parte da tradição do CES.

HOMENAGEM CÍCERO LOURENÇO_01

Na 9ª COESA, seguimos a tradição e homenageamos oito personalidades que tiveram ou continuam essa trajetória. O nome escolhido para a conferência foi o do sindicalista Cícero Lourenço da Silva.

Cícero Lourenço é um destacado líder sindical com quase 40 anos de atuação. Foi três vezes presidente do SINDPREV-AL e o maior entusiasta da organização sindical por ramo de atividade. Hoje o SINDPREV-AL é a mais bem-sucedida experiência sindical envolvendo trabalhadores da Seguridade Social, nos três níveis de governo (Estadual, Municipal e Federal). O Sindicato tem atuação em praticamente em todos os municípios alagoanos.

Funcionário do Ministério da Saúde, Cícero Lourenço também é reconhecido como defensor do Sistema Único de Saúde (SUS). Tem destacada atuação na formulação de políticas públicas de aprimoramento do SUS, sendo um dos primeiros representantes dos trabalhadores em atuação marcante nas instâncias decisórias da Saúde.

 

Foto Dário_02

Dário João de Mendonça Bernardes era assistente Social Sanitarista com Curso de especialização em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas de Saúde, Formado pela Escola Nacional de Saúde Pública/ENSP-FIOCRUZ – 1982.

A militância política é realizada em outra dimensão agora na área da saúde pública. Ao se tornar funcionário público estadual da Secretaria de Saúde.

Participou de todas as lutas em defesa da democracia como base para a implantação de um sistema de saúde que fosse equânime e universal: SUS. Desta forma democrática, que inserisse neste modelo, a estratégia do controle social onde coubesse todos os atores da saúde envolvidos e a sociedade.

Morreu, com apenas um Plano de Saúde: O SUS. Segundo ele, era coerência.Foi representado pelo irmão Daniel Bernardes.

HOMENAGEM WELLINGTON MONTEIRO

Wellington Monteiro da Anunciação é Enfermeiro formado no Curso de ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA da Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Servidor público Federal do antigo INAMPS (PAM SALGADINHO), atualmente cedido para ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE PROFESSORA VALÉRIA HORA/UNCISAL, atuando como instrutor Desde 1984. Membro da Associação dos Profissionais Enfermeiros de Alagoas – APENAL; 1983- 1986.

Membro representante da Federação Nacional dos Enfermeiros-FNE na comissão que elaborou a NORMA OPERACIONAL BÁSICA – RECURSOS HUMANOS DO SUS; 2003. Membro conselheiro do Conselho Estadual de Saúde; 1995 – 2005.

Membro da Mesa Nacional de negociação do SUS como representante da Federação Nacional dos Enfermeiros – FNE; 2008 – 2009. Conselheiro do Conselho Universitário da Universidade Estadual de Ciências da Saúde – UCISAL, como representante dos instrutores.

HOMENAGEM ELIZETE DOS SANTOS

Elizete dos Santos, servidora pública, Auxiliar de Enfermagem, trabalhou no Hospital do Usineiro, Hospital Santa Maria, Clínica Maria Gorete, Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Maternidade Escola Santa Mônica, Escola de Ciências Médicas, Hospital Universitário e Armando Lages/ HGE (39 anos).

Participou de Movimento Sindical e Cultural: Escola de Samba Unidos do Poço, Coletivo de Mulheres Negras, Conselho da Mulher, Partido Político e todos os Sindicatos, Fundadora da Associação Cultural Zumbi dos Palmares, Fundadora e presidenta do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Alagoas – SATEAL e Secretária do Sindicato do Nível Médio da Saúde de Alagoas – SINMESAL.

Foi homenageada pelos títulos e Projetos aprovados pela Prefeitura de Maceió, em nome do prefeito Cícero Almeida dentre eles: COMENDA DANDARA E O ALERTA CONTRA A ANEMIA FALCIFORME.

Recebeu homenagem de todos os Movimentos Negros de Maceió.

foto de Dr. Adeilson Loureiro

Adeílson Loureiro Cavalcante é médico, especialista em medicina do trabalho pela Universidade do Rio de Janeiro, possui MBA em gestão Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas, e especialidade em cirurgia torácica pela PUC/ Rio de Janeiro.

Dr. Adeílson, como é conhecido, foi Secretário Municipal de Saúde de Maceió e no âmbito federal, no Ministério da Saúde, foi secretário da Vigilância em Saúde (SVS) e secretário executivo, onde, na ausência do titular, assumiu o cargo de Ministro de Estado da Saúde.

Atualmente, é membro do Conselho Deliberativo da Fundação Hospital da Agroindústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas (FHAIAA) e responde pela diretoria financeira do Hospital Veredas. Seu irmão, Léo Loureiro, o representou na solenidade.

HOMENAGEM LÉO

Lenormande da Silva Lima, a “Léo”, da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas – SESAU, é graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE em 1985 e pós-graduada em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ em 1998, curso este, realizado na Universidade Federal Alagoas – UFAL.

Participa do Sistema Único de Saúde – SUS desde quando integrava o Movimento Estudantil em Pernambuco. Esteve presente, como observadora, na 8ª Conferência Nacional de Saúde – CNS, no ano de 1986. Posteriormente foi, por duas vezes, Delegada Estadual, representando os municípios do sertão alagoano, onde ingressou na Política Estadual de Saúde, através do Concurso Público de 1988, optando por atuar na 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, sediada no município de Santana do Ipanema- AL, com abrangência de 24 municípios, onde permaneceu até o ano de 1997, quando houve a extinção destas Coordenadorias.

Após transferência para a sede da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas – SESAU, na capital Maceió, passou a atuar em todos os 102 municípios do Estado, tendo o mesmo objetivo como meta: A defesa do SUS e seus princípios, destacando-se no desenvolvimento e fortalecimento da descentralização e regionalização da gestão, processo que envolve a municipalização e consolidação dos Colegiados de Gestão Regional – CGR e, posteriormente, das Comissões Intergestores Regionais – CIR.
Em relação ao Controle Social no SUS, contribuiu para seu fortalecimento através da realização de Cooperações Técnicas aos Conselhos Municipais de Saúde, atualizando suas legislações, e no desenvolvimento de Capacitações para Conselheiros Municipais de Saúde, com o tema: “O SUS, a Participação e o Controle Social”.

HOMENAGEM CÍCERO VIEIRA

Em 1987 a 1990, Cícero Vieira Sampaio participou de vários eventos da Igreja Católica (Movimento Eclesial de Base), onde fez cursos de Teologia.
Na década de 90 conheceu o Movimento Comunitário de Alagoas, através da Federação das Associações de Moradores de Alagoas – FAMOAL.

No ano de 1992 acompanhou o desenvolvimento da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, onde teve a oportunidade de iniciar e acompanhar o funcionamento do Conselho Municipal de Saúde de Maceió, que o permitiu através das primeiras reuniões do referido Conselho, e Capacitações, Oficinas, Seminários de todas as vertentes, a compreender e participar das discussões sobre a Política de Saúde.

Em 1997 foi indicado para fazer parte da composição do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas – CES, e a partir de então, pode acompanhar a Política de Estado da Saúde, participando e organizando todas as Conferências Municipais e Estaduais de Saúde. Participou de várias Plenárias Nacionais e Conferências representando o CES.

Em 2010 foi autor do Livro “Olhar de um Conselheiro”, publicado em 2010 e lançado em 2011. Continua em sua militância na luta em Defesa do SUS até os dias atuais.

HOMENAGEM JOELLYNGTON MEDEIROS

O sanitarista Joellyngton Medeiros Santos, que com sua capacidade técnica contribuiu fundamentalmente para a organização da rede de saúde em todo estado de alagoas. Participou ativamente do movimento da reforma sanitária. É um dos alagoanos que esteve na oitava conferência nacional de saúde, evento que é até hoje, um divisor de águas para a saúde brasileira.

Foi um dos criadores do conselho estadual de secretários municipais de saúde em alagoas, o COSEMS e o primeiro presidente da entidade, prestando assessoria também ao conselho nacional de secretarias municipais de saúde o CONASEMS. Assessorou a secretaria estadual de saúde no planejamento, avaliação, supervisão regional e regulação. Foi também secretário municipal de saúde em vários municípios de alagoas.