CES vai discutir com SESAU plano de ação da saúde nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro

Presentes na 203ª Reunião Ordinária do CES, do mês de julho, onde foi apresentado o mapa de risco dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, o Tenente Augusto Chefe do Setor de Desastres Tecnológicos da Defesa Civil Estadual, Neto Pacheco e Arthur Rodas, Diretor de Planejamento Prevenção e Risco da Defesa Civil de Maceió, vereador Francisco Sales, presidente da Comissão de Investigação dos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro.

Representando a Sesau a técnica Elizabeth Rocha, gerente de Vigilância em Saúde Ambiental. Presentes também o advogado, Felipe Galvão, representando a Brasken.
Os técnicos da Defesa Civil apresentaram o Plano de Ações Estratégicas e o Plano de Contingenciamento que estão sendo executados em conjunto com exército.

Os conselheiros fizeram várias críticas aos planos, entre elas a falta de informação e orientação detalhadas à população. A apresentação foi prejudicada, já que a Sesau, que deveria apresentar seu Plano de Ação de Saúde para a região, solicitou uma nova data, por estar em fase final de revisão do plano.

REUNIÃO ORDINÁRIA_FOTO_01 03-07-19

Una nova data será marcada para que a Sesau faça a apresentação com posterior deliberação do pleno do CES. O presidente interino, Mauricio Sarmento ressaltou que essa discussão é muito importante e esclarecedora porque “podemos contribuir com propostas e com ações nos três bairros onde a população está em pânico constante, como também as pessoas que trabalham naquela região. Pânico esse que aumenta ainda mais nos dias de chuva”.

Uma nova data será marcada para que a Secretaria Estadual de Saúde faça a apresentação do plano.