Alagoas brilha no maior evento de Controle Social na saúde do país

Com 17 propostas aprovadas, de um total de 20 apresentadas, Alagoas fez bonito na 16ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) neste mês de agosto, em Brasília. A delegação alagoana contou com a participação de 80 pessoas, entre delegados e convidados. Com o tema Democracia e Saúde cerca de 5 mil e 800 pessoas representando usuários, trabalhadores, gestores, prestadores, além da academia, discutiram durante quatro dias, a saúde pública que os brasileiros defendem e necessitam. Ao final dos debates, exposições e palestras, foram aprovadas na plenária final, 331 propostas e 57 moções.
O presidente interino do CES de Alagoas, Maurício Sarmento, elogiou a participação dos alagoanos e a inclusão das propostas que foram aprovadas na etapa estadual e selecionadas para a etapa nacional. “ A nossa delegação, foi grande no tamanho, após entendimento com a Sesau que viabilizou a ida também dos delegados das conferências livres, e em termos de participação na 16ª CNS. Cerca de 90% das nossas propostas foram aproveitadas. A participação dos nossos delegados foi intensa. Estão todos de parabéns”, destacou.
A delegação alagoana foi coordenada pela delegada Josinete Marques que representou o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems).
Alagoas enviou aproximadamente 80 pessoas entre delegados e convidados, que, durante o período de quatro dias, participaram de forma ativa do ato em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o evento eles se envolveram nas discussões dos grupos de trabalhos e nas plenárias. “Foram importantes momentos de troca de experiência e aprendizado. Das 20 propostas encaminhadas da Conferência Estadual para a nacional, 17 foram aprovadas e consolidadas no relatório final do CNS”, ressaltou Josinete.
Para os delegados – eleitos na 9¤ Conferência Estadual de Saúde, realizada, em junho – que saíram de dezenas de municípios rumo a Brasília, foi uma experiência única que traz maturidade, conhecimento e mais conscientização na luta em defesa do Sistema Único de Saúde. “Num momento em que o SUS sofre ataques com a terceirização sem controle, é importante levar para as nossas comunidades e para nossos conselhos municipais, informações sobre a luta nacional e o papel de cada um em defesa da saúde pública para todos”, destacou Sophia Braz, delegada pelo município de Coruripe.

DSC08060_1

DSC08065_1