CES elege nova Mesa Diretora

Cumprindo todas as recomendações do Ministério Público Estadual, o Conselho Estadual de Saúde elegeu nesta quarta-feira, 16, não só um novo Presidente, como recomendado, mas ampliou o processo para os cargos de Vice-Presidente, 1° Secretário e 2° Secretário.

Com a saída de toda a Mesa, que entendeu ser mais democrático o processo eleitoral amplo e renunciou coletivamente, por meio de Carta lida em plenário, os conselheiros aprovaram novas eleições, cujos mandatos seguem o período vigente, que se encerra em 2021.

Com a abertura do processo, qualquer conselheiro pôde concorrer, obedecendo-se a paridade representativa dos segmentos que é 1 trabalhador, 1 gestor ou prestador e 2 usuários.

Uma Mesa foi eleita pelo pleno para conduzir os trabalhos formada pelos conselheiros Renilda do segmento trabalhador, Joarez do segmento gestor/prestador e Manuel Eduardo e Cícero Sampaio do segmento usuário.

Após iniciarem a reunião, o pleno entendeu que esses mesmos conselheiros comporiam a Comissão Eleitoral que conduziu a etapa de apresentação dos candidatos e posterior votação, como prevê o regimento do CES.

“Assumir repentinamente a presidência do CES e conduzir um período conturbado com diplomacia, diálogo e continuação do cumprimento das pautas do Conselho, buscando sempre o entendimento com todos os setores e principalmente internamente”, declarou o Presidente eleito, Maurício Sarmento, que comprovou a sua liderança. A maioria absoluta dos conselheiros decidiram pela sua eleição ao cargo de presidente como reconhecimento ao trabalho como interino.

Composição da nova Mesa Diretora eleita na 76ª Reunião Extraordinária:
Maurício Sarmento – Presidente eleito com 27 votos;
Francisco Mata – Vice-Presidente eleito com 28 votos;
Alice Athayde – 1ª Secretária eleita com 25 votos;
José Medeiros – 2º Secretário eleito com 23 votos.