CES constata que HGE não tem projeto elétrico e trabalha no limite

Em visita de conselheiros ao HGE, nesta sexta-feira, 27, o Conselho Estadual de Saúde constatou que o hospital continua funcionando com improvisações, inclusive no sistema elétrico, que, sem projeto, está no limite causando a situação extrema dos últimos dias. Dos sete geradores, apenas 4 estavam funcionando. Essa semana, uma pane no sistema, deixou a UTI e a UCI pediátricas sem refrigeração por 3 dias, causando o desconforto e até piora no quadro clínico de algumas crianças. “Temos relato de crianças que chegaram a ter febre e mal estar por conta do calor”, denuncia o presidente do CES, Maurício Sarmento.
Outro problema observado pelos representantes do Conselho diz respeito à manutenção de equipamentos. Os conselheiros observaram que dezenas de aparelhos de ar condicionado estão quebrados, entre esses dois da sala de espera da UTI pediátrica. “É inconcebível que familiares das crianças internadas e funcionários do setor transitem num ambiente tão insalubre” destaca o conselheiro Chico Lima, do segmento dos trabalhadores no CES. Segundo os funcionários ouvidos pelos conselheiros, esses equipamentos, quando não viram sucata, estão aguardando peças de reposição há meses. Outra constatação considerada muito grave é o fato de que os elevadores estão sem funcionar há mais de 3 anos e até agora nenhuma solução foi apresentada. Os pacientes e equipamentos são transportados pelas rampas.
Após a visita, vai ser elaborado um documento relatando todos as irregularidades detectadas e propondo soluções para o problema. Esse relatório será discutido pelo Pleno do CES formado pelos conselheiros dos segmentos de trabalhadores, usuários e gestor/prestador. “ Vamos solicitar a presença de representantes da SESAU para que possamos discutir o mais rápido possível soluções definitivas para algo tão grave. O HGE mesmo sendo um hospital tão antigo, com várias reformas e adequações e até improvisações tem de ter um projeto elétrico que atenda com segurança às necessidades de todos os setores”, declarou o presidente Maurício Sarmento.

Visita ao HGE 27.12.19_6

Visita ao HGE 27.12.19_2 Visita ao HGE 27.12.19_3 Visita ao HGE 27.12.19_4 Visita ao HGE 27.12.19_5 Visita ao HGE 27.12.19_7