Acidentes de trabalho ainda matam milhares no Brasil

No próximo dia 27 de novembro, os Técnicos de Segurança do Trabalho em todo o Brasil comemoram o seu dia. Esse dia foi estabelecido para homenagear essa profissão tão importante para a sociedade através da Lei nº 7410 de 27 de novembro de 1985.
Com o papel principal no ambiente de trabalho de promover a saúde e segurança dos trabalhadores, o Técnico de Segurança atua em todas as áreas de trabalho. A norma Regulamentadora nº 04 no Ministério da Economia, estabelece sua quantidade de acordo com o grau de risco do estabelecimento.
Trabalhando sempre por trás dos bastidores, o mesmo só é notado quando há sinistro. Contudo, o seu papel vai muito além de fiscalizar o uso de equipamentos de proteção individual, o chamado “EPI”.
No Brasil, o número de acidentes e afastamentos relacionados ao trabalho são alarmantes. A cada minuto que passa um trabalhador é vitimado enquanto trabalha. Em número oficiais da Previdência Social, cerca de 576.951 acidentes de trabalho foram registrados em 2018. Esse número, segundo estudiosos, não retrata a realidade, pois a informalidade contribui para um grande aumento sem correta contabilização.
Estudo realizado pela Fundacentro – fundação ligada ao Ministério da Economia especializada na pesquisa sobre questões de segurança do trabalho, estima que, se forem considerados os trabalhadores informais e os autônomos, esse número pode ser até sete vezes maior, se aproximando de 4 milhões de acidentados todos os anos.
Na verdade, além da perda humana em acidentes de trabalho fatais ou afastamentos, onde a família de forma direta é penalizada, o impacto econômico atinge também o empregador e sociedade trazendo custos altíssimos.
Em Alagoas, mais de 7000 acidentes são registrados por ano e quase 30 óbitos. Como falado anteriormente, esses números são muito mais elevados em decorrência da informalidade, carteiras de trabalho sem registro.
Como Conselheiro Estadual de Saúde de Alagoas, Coordenador da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador e Trabalhadora  (CISTT) e Presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Alagoas, avalio que os acidentes relacionados a atividade laboral deveriam ser tratados como uma ferida moral, algo que trouxesse vergonha aos responsáveis, nada obstante, a vida é tratada como um simples material sem valor e sem identidade.
O antigo Ministério do Trabalho, hoje Ministério da Economia, conta com menos de 30 auditores fiscais em Alagoas. Esse número tão pequeno não é suficiente para atender o estado. Com a obrigatoriedade do cumprimento da NR 04, o profissional Técnico de Segurança faz muitas vezes o papel de fiscal, todavia, sem caráter punitivo, pois o mesmo é apenas funcionário da instituição que ele trabalha. Temos a missão diária de ir muito além dos epi´s, nosso papel é garantir que durante o processo de crescimento do estabelecimento, não tenhamos perda material e principalmente de vidas.
Além de Técnico de Segurança, destaco outras atribuições indiretas deste profissional, tais como: psicólogo, professor, socorrista, advogado, engenheiro, dentre outras.
E para comemorar o dia deste profissional tão importante no ambiente de trabalho, mesmo não sendo notado, o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Alagoas e a Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho, através de seu presidente, estará realizando a Semana Nacional do Técnico de Segurança do trabalho através de lives no Instagram @sintestal às 20h do dia 23 a 27 de novembro de 2020.
Finalizando, parabenizo os profissionais pelo nosso dia, salientando o amor à vida como principal característica desse prevencionista.

Panfleto