ALAGOAS ELEGE SEUS DELEGADOS PARA CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE

Com a participação de todos os municípios alagoanos, a X Conferência Estadual de Saúde, realizada pela SESAU e Conselho Estadual de Saúde, foi de grande êxito para o Controle Social de Alagoas. Foram três dias de debates onde os participantes puderam discutir os problemas e proporem soluções para a melhoria da saúde pública de Alagoas, como também uma melhor atuação dos conselhos em âmbitos municipal, estadual e nacional.
IMG_6298
A abertura foi realizada no dia 5 de junho, a partir das 19 horas, pelo Secretário Adjunto, Marcos Holanda e o presidente do CES, José Wilton da Silva. Marcos Holanda destacou o importante papel dos conselhos como órgãos fiscalizadores da proposição, implantação e execução das políticas públicas de saúde para a população. O presidente José Wilton ressaltou o trabalho desenvolvido em cada município para a realização das suas conferências, culminando com a Conferência Estadual.
A palestra Magna com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, foi proferida pelo conselheiro nacional Jacildo de Siqueira Pinho, que teve como foco principal a missão dos conselhos em reconstruir a saúde pública e levar os anseios da população até as plenárias e os gestores. A abertura foi encerrada com a apresentação da banda Afro Zumbi, numa parceria com a SECULT.
IMG_6334
No segundo dia, os delegados participaram das palestras dos quatro eixos temáticos, que se iniciaram as 8 horas tendo como palestrante o professor e economista Cícero Péricles que falou sobre o 1º tema “O Brasil que temos, o Brasil que queremos”. No segundo eixo a assistente social sanitarista, Fátima Carnaúba expôs sobre “o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”.
O terceiro eixo temático foi sobre “Garantir Direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e para tratar sobre essa questão, a X COESA recebeu a promotora do Núcleo da Saúde do MPAL, Micheline Tenório. O quarto e último eixo foi debatido pelo professor e secretário municipal de saúde de Murici Ewerton Matias, que discorreu sobre “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”. A participação cultural foi da banda Maracatu YA Dandara formada apenas por mulheres.
bANDA
No último dia, os delegados se concentraram nos quatro grupos de trabalho para debater as propostas de cada eixo e apresentarem na Plenária Final no período da tarde. Foram aprovadas propostas para serem inseridas nos Planos nacional, estadual e municipais de saúde. Após o encerramento dos debates da X COESA foi realizada a plenária de eleição dos 72 delegados que vão participar em Brasília, da 17ª Conferência Nacional de Saúde, representando Alagoas, de 2 a 5 de julho de 2023 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde.
IMG_6571